Como tirar um visto canadense?

Quem pretende visitar o Canadá, deve saber que o visto é exigido para brasileiros, seja qual for o motivo da viagem. Listamos abaixou algumas opções e informações importantes.

Vale lembrar que nenhum visto é garantida de entrada no país, mesmo você preenchendo todos os requisitos, pois cabe uma última análise ao oficial de imigração na fronteira do país.

Para voos que têm conexão no Canadá é exigido visto de trânsito.

O visto de turismo não dá direito a trabalhar nem a estudar no Canadá, a não ser que seja um curso com duração inferior a 24 semanas, que é o prazo máximo para estadia no país com esse tipo de visto.

Opções de visto canadense

eTA (Electronic Travel Authorization ou Autorização Eletrônica de viagem)

O que é eTA?

O eTA é uma autorização de viagem emitida eletrônicamente que permite que brasileiros e algumas outras nacionalidades possam viajar para o Canadá. É importante verificar a limitação de cada eTA. Ele serve apenas para entrada no país por via aérea. Entradas via terrestre ou marítima continuam precisando do visto tradicional.

Quem pode solicitar o eTA?

Qualquer brasileiro que tenha um visto dos Estados Unidos válido ou que já teve um visto canadense nos últimos 10 anos.

Quanto custa e qual a forma de pagamento do eTA?

O eTA tem um custo de R$ 25,00 em 26/01/2021.

Confira antes se você é realmente elegível a esse tipo de visto, pois essa taxa não é reembolsável. Clique aqui e saiba se é elegível ouo não ao eTA e qual é o visto adequado para sua viagem.

Como solicitar o eTA?

1. Reunir a documentação necessária para tirar o visto canadense

2. Preencher os formulários

Preencher o formulário no site do Governo do Canadá. O formulário tem um tempo máximo de preenchimento, então esteja com toda a documentação por perto antes de iniciar o processo, como passaporte e visto americano, se esse for o seu caso.

3. Pagamento da taxa

Fazer o pagamento da taxa, de acordo com as instruções do site, ao final do preenchimento do formulário. Imprima seu recibo, pois ele não estará disponível para impressão posteriormente.

Em quanto tempo sai a resposta do eTA?

A resposta, positiva ou não, costuma chegar em alguns minutos no e-mail indicado na aplicação, mas é possível levar mais de uma semana. Em algumas situações, documentos adicionais também podem ser solicitados.

Qual a validade do eTA?

Ele tem validade de 5 anos ou limitada ao vencimento do passaporte, o que ocorrer primeiro. Se você precisar renovar o seu passaporte será necessário solicitar um novo eTA para entrar no país novamente.

2. Visto Canadense Tradicional – TRV (Temporary Resident Visa)

O que é TRV?

TRV é o tradicional visto de turismo canadense, obrigatório para entradas via marítima, terrestre e aérea.

Quem pode solicitar o visto de turismo para o Canadá?

Qualquer cidadão brasileiro que queira visitar o Canadá.

Quanto custa o visto de turismo para o Canadá?

A taxa é de R$ 636,00 em 26/01/2021.

As taxas não são reembolsáveis e os valores podem mudar a qualquer momento, sem aviso prévio.

Como solicitar o visto de turismo para o Canadá?

1. Reunir a documentação necessária

A documentação básica é pode ser consultada clicando aqui.

2. Preencher os formulários

Complete os formulários de acordo com seu caso. Existe um formulário básico e outros extras para quem vai aplicar para uma família ou para casais em situação de união estável, por exemplo. Preencha todos sempre com informações verdadeiras.

No final do preenchimento online o sistema vai gerar um código de barras para cada aplicante.

3. Pagamento das taxas

O pagamento deve ser feito também no site do governo, que dará a você todas as instruções para o pagamento das taxas indicadas acima. É necessário tem um e-mail válido e cartão de crédito.

Salve duas cópias do seu comprovante de pagamento, pois ele não estará disponível novamente. Anexe uma cópia aos documentos que serão enviados e guarde a outra com você.

Qual a validade do visto de turismo?

Ele tem validade entre 6 meses a 10 anos dependendo da data de expiração do seu passaporte. Ou seja, ele vence quando o seu passaporte vence. Se você precisar renovar o seu passaporte será necessário solicitar um novo TRV para entrar no país novamente.

As informações acima podem ter sido atualizadas sem prévio aviso. Consulte-nos para maiores detalhes.

Referências: Site oficial do Governo Canadense